Entregas gratuitas em Portugal Continental para compras superiores a 80€

PT
  .  
EN

Pensar (ParteII)

2020-10-09   Publicado por:

Tal como prometido volto para pensarmos em conjunto sobre Sustentabilidade.

Ultimamente somos bombardeados com chavões típicos como a pegada ecológica, pensar verde, economia circular e sustentabilidade. Fácil de dizer mas um pouco mais difícil de aplicar. Seria bastante mais fácil se em vez de perdermos tanto tempo a mostrar que sabemos dizer palavras bonitas sem nos engasgarmos, falassemos concretamente de medidas aplicáveis.

Quer queiramos, quer não, com um empurrão dos nossos filhos, já reciclamos o nosso lixo, já usamos lâmpadas de menor consumos e até já ganhámos a consciência de que deixar a torneira aberta será tão prejudicial para o planeta como para a nossa fatura mensal.

Conseguiremos rápidamente ir mais longe? Conseguiremos aplicar essas medidas noutras áreas como a decoração?

A minha resposta é sim!

Podemos decorar a nossa casa de forma sustentável, amiga do ambiente e ainda assim, confortável.

Não existe nenhum estilo específico para o efeito, como tal a aplicação da sustentabilidade na sua decoração passará por respeitar o estilo que lhe agrada de forma leve para o ambiente.

Assim, deveremos aplicar a regra dos três R's – Reduzir, reutilizar e reciclar.

Reduzir parece-nos óbvio.

A minha palavra de ordem para este ano é “destralhar”. Aproveitemos uma arrumação, ou uma mudança de estação, para fazer uma escolha dos objetos que já não nos fazem falta, nem nos “dizem” nada. Existem imensas associações de apoio a desfavorecidos que ficarão gratos por receber algo que possa fazer outra família feliz.

Penso que todos concordamos que uma decoração eclética é transversal a todos os estilos. Podemos ter uma decoração moderna com apontamentos vintage criando uma mais valia para ambos.

Esta é uma excelente forma de usar os dois outros R's.

Podemos Reutilizar um aparador de família ou Reciclar a poltrona da avó forrada com um tecido mais moderno.

Para quem não consegue escapar a uma nova peça, pode sempre procurar informação junto do fornecedor relativamente à sua origem e ao cumprimento do Comércio Justo (Fair Trade).

Este movimento internacional tem tentado implementar normas que garantam os direitos dos produtores através de preços justos, a educação e formação dos trabalhadores, a igualdade dos direitos entre homens e mulheres, a exploração infantil e a proteção ambiental.

Agora que já falámos um pouquinho da teoria, vamos pô-la em prática.

Queremos ver os vossos R's em prática. Mandem-nos fotos das vossas soluções. A foto da vossa decoração que melhor exemplifique a preocupação com o ambiente, ganhará 30% de desconto numa peça à sua escolha!

Até já!

(fotografia retirada do artigo de apartmenttherapy.com)
 

Autor:

Tags:

« Voltar